O Hospício da Terra Santa de Sabará, hoje uma propriedade particular (vai a gente tentar entender), é um edifício que data da primeira metade do século XVIII, e destinado a servir de hospedaria (nada a ver com hospital para doentes mentais) para clérigos idosos ou esmolantes, com o objetivo de arrecadar fundos para manutenção dos locais sagrados na Terra Santa.
A Capela de Nossa Senhora do Pilar, construída anexa ao Hospício, é uma das relíquias barrocas da cidade mineira de Sabará. Os Hospícios eram administrados por frades franciscanos, e são famosos os Hospícios de São João del Rei e Ouro Preto, além daquele de Sabará. Ao lado, está o cemitério municipal, onde várias pessoas queridas foram sepultadas. Tenho aqui em casa uma pintura que retrata a Capela e as grades do cemitério.
Este é também cenário para algumas passagens do livro Sabará 18, de Carlos Gentil Vieira, publicado em 2012, e disponível em nossa Livraria Virtual. Ele também pode ser encontrado como eBook na Smashwords, Livraria Cultura/Kobo e Amazon.com.br.
Marcadores: Livro e turismo
0 Comments:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)