No mês de dezembro de 2023 foi novamente entregue ao povo de Sabará a Capela de Nossa Senhora do Pilar, que estava fechada para reforma e restaurações. Faz parte do conjunto histórico do Hospício da Terra Santa (que é cenário para algumas passagens do livro Sabará 18, em nossa Livraria Virtual). É sempre bom lembrar que o Hospício da Terra Santa funcionava como uma hospedaria para os monges da Terra Santa, que vinham arrecadar doações para manterem as relíquias em Jerusalém e arredores. Nada a ver com doenças mentais. Existiam três hospícios na Minas setecentinta: Sabará, Ouro Preto e São João del Rei.
Contou-nos o Dr. Zoroastro Viana Passos, em seu famoso Em torno da história do Sabará, que a capela foi construída por determinação de El-Rei de Portugal D. João V, em 1712. Ele supõe que em 1715 a capela já estivesse pronta. Há registros de casamentos que foram realizados nesta capela a partir de 1759.
A devoção a Nossa Senhora do Pilar remonta aos primeiros tempos do cristianismo. Diz a tradição, que São Tiago (Maior), estando em trabalho de conversão em terras de Espanha, recebeu uma mensagem de Maria, mãe de Jesus, que vivia em Jerusalém, para que mandasse fazer uma imagem e a colocasse em um pilar. Isso foi feito em Saragoça e Aragão, dando origem à devoção mais antiga que se tem notícia de Nossa Senhora.
Carlos G. Vieira
(9 de janeiro de 2024)
E que tal receber as atualizações do nosso blog por email? Para assinar clique aqui.
A ilustração é uma foto tirada da pintura de autoria de Diógenes Sodré, 1968.
Marcadores: História
0 Comments:
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)